Hyundai Sonata

05-01-2011 14:25

 ’Sonata' é um sedan grande da Hyundai (Segmento D). O Sonata quebra a monotonia, com estilo arrojado. Ao longo de curvas elegantes o Sonata traz para sua segurança freios ABS antitravamento, 8 Airbags sendo frontal, lateral e de cortina, possui sensor de estacionamento, faróis de xenônio, tudo isto acrescenta-se a um Sonata; que é um dos carros mais seguros da sua classe.

O painel é bicolor (preto em cima e cinza embaixo) e tem a parte superior emborrachada. Faz falta uma comunicação do sistema de ar-condicionado com o porta-luvas, ideal para aquecer ou refrigerar alimentos. Ele traz, no entanto, uma boa solução: basta retirar duas travas laterais para escamotear sua tampa e ter acesso ao filtro de ar da cabine, permitindo que o próprio dono do carro monitore a sua condição. Na traseira, o piso semiplano facilita a acomodação de um quinto ocupante, que tem encosto de cabeça próprio, mas não conta com cinto de três pontos. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A suspensão é muito boa. O problema está nos pneus de perfil baixo, que entregam na cabine todas as imperfeições do asfalto. 
★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O conjunto trabalha silencioso e sem vacilos, mas o motor não se mostrou tão eficiente na relação desempenho/consumo quanto o 2.5 do rival Fusion. 
★★★ 

CARROCERIA 
Na “prova do pescoço”, o Sonata é imbatível: na rua, não há quem fique indiferente às linhas marcantes da carroceria. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Se vier tão (ou mais) completo que a versão testada, será o mais luxuoso do segmento. Atrás, tem piso central com túnel baixo e saídas independentes de ar-condicionado. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
A versão definitiva deverá contar com ABS, BAS, EBD, seis airbags e controles de tração e estabilidade. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
Com o tempo (e o surgimento dos descontos), a nota neste quesito tende a melhorar. Destaque para a garantia de cinco anos. 
★★★