Kia Venga 2011

28-12-2010 21:47

Kia Venga, carro planejado e produzido exclusivamente para a Europa inicialmente, virá para o nosso Salão do Automóvel em outubro e para as lojas brasileiras em 2011.

 
 Minivan com "cara" de hatch 

Venga, nome espanhol do verbo "vir", teve sua inspiração no Kia conceito nº3. Foi apresentado ao público pela primeira vez ano passado em Frankfurt, onde aconteceu o lançamento mundial.

O projeto Venga é do famoso designer alemão Peter Schreyer, criador do do Audi TT. Faz parte do segmento das minivans com "cara" de hatch e vem para concorrer principalmente com o Honda Fit. Ganhou o cobiçado prêmio de design "red dot", na categoria design de produto, porque saiu do perfil tradicional de minivan.

Venga europeu
O Kia Venga é vendido na Europa com motores diesel e gasolina de 1.4 e 1.6 litro que desenvolvem de 75 a 115 cv. Todos estão adaptados a tecnologia ISG ( Idle Stop & Go) - desliga e religa. 

O modelo europeu mais econômico e menos poluente é o é o Venga 1.4 CRDi que vem com o sistema start/stop, emite 117 g/Km de CO2 e consome 4,5 litros por 100 Km. 

Tamanho e flexibilidade
A minivan com estilo hatch tem 4,068 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,615 m. Sua linha de teto é elevada e seu porta-malas carrega de 440 a 1390, isso porque os bancos traseiros rebaixam. Na Europa tem disponível teto panorâmico de vidro.

Garantia gigante
Na Europa os motoristas do Venga contam com uma garantia de 7 anos ou 150 mil km percorridos. Ainda não se sabe se teremos este privilégio. No Brasil o Venga será apresentado no Salão de Salão Paulo equipado com motor 1.6 litros Flex
.