Fiat 500

30-01-2011 11:55

 A invasão dos compactos de nicho definitivamente chegou ao Brasil. Depois do smart fortwo e do Mini Cooper, a Fiat traz o 500 (ou Cinquecento), que aposta no carisma e na nostalgia para fazer sucesso no país. 


Fabricado na planta de Tychy, na Polônia, o pequeno é inspirado em seu famoso homônimo lançado em julho de 1957. O Cinquecento original foi concebido para ser um carro popular e acessível para as famílias italianas. Tinha menos de três metros de comprimento e pesava apenas 500 quilos. 

A versão repaginada do simpático carrinho não é exatamente um veículo barato, mas guarda muitas semelhanças com seu antepassado. Os faróis redondos, a pequena grade frontal e a régua do porta-malas são algumas heranças do antigo 500. 

Por dentro, o painel conta com uma faixa pintada na mesma cor do carro, outra característica dos modelos antigos. Os instrumentos ficam agrupados em um círculo, dificultando um pouco sua visualização. O volante de três raios agrupa funções de fácil alcance aos dedos do motorista, como o sistema de navegação Blue&Me TM e os comandos do sistema de som. 

O revestimento dos bancos de couro – item opcional – é irreverente, combinando dois tons de cores, passando do tradicional preto até o chamativo vermelho. O espaço interno, porém, não é dos mais generosos, especialmente no banco traseiro. Segundo a Fiat, o 500 leva quatro ocupantes e tem um porta-malas de 185 litros. 

O Fiat 500 será vendido em duas versões de acabamento, chamadas de Sport e Lounge, e duas opções de transmissão: manual de seis marchas ou automatizada Dualogic de cinco velocidades. 

A lista de itens de série do modelo é extensa. Ar-condicionado, freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (ESP), Hill Holder (sistema que impede que o carro desça em aclives), sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para proteção do joelho do motorista) e a função Sport - que altera o mapeamento da centralina e melhora as respostas do acelerador e da direção - são oferecidos de fábrica em todas as versões. 

Opcionalmente, a versão Sport pode ser equipada com rodas de liga leve de 16 polegadas, teto solar elétrico Sky Wind, retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos em couro, sendo que o do motorista possui regulagem de altura. 

No caso das versões Lounge, o carro oferece a mais teto fixo panorâmico de vidro, ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, porta-objetos abaixo do banco do passageiro, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores, frisos cromados e volante revestido em couro com comandos do rádio. 

Se o carro for equipado com a transmissão Dualogic, as marchas também podem ser trocadas por meio de borboletas situadas atrás do volante. O pacote de opcionais é o mesmo da versão Sport. 

Todas as versões do compacto serão vendidas com um motor 1.4 de 16 válvulas, que gera 100 cv. Segundo a montadora, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 182 km/h. 

FOTOS